Extraterrestre

Extraterrestre: O Primeiro Sinal de Vida Inteligente Fora da Terra

Eu definitivamente sou um fã do universo, principalmente quando se trata de Extraterrestre, e olha que engraçado, eu ainda não havia lido um livro sobre este tema, pois estava mais focado em ler livros sobre negócios e administração. 

Acontece que, eu ganhei este livro de aniversário da minha cunhada, foi algo que eu não esperava, me surpreendeu muito e eu gostei demais, e deixo aqui os meus agradecimentos a ela, me abriu novos horizontes sobre o universo.

Livro Extraterrestre
Adquira o Livro na Amazon com Frete Grátis

Sobre o Autor

Antes de mais nada é importante entender um pouco sobre o autor. Avi Loeb é um físico estadunidense, chefe do departamento de astronomia de Harvard e membro do conselho consultivo do governo norte americano para ciência e tecnologia. Em 2012 a revista Time o elegeu uma das 25 pessoas mais influentes do mundo no campo da astronomia.

Abordagem Livro Extraterrestre

O Livro Extraterreste me chamou a atenção logo de cara, não é de hoje que eu acredito em vida inteligente fora do planeta terra, afinal, o universo é imenso, e acreditar que somos os únicos seres pensantes pode parecer um tanto quanto arrogante, e neste livro é abordado justamente isso.

Objeto Misterioso

Um dos principais pontos de estudo do livro Extraterrestre é sobre o evento icônico e misterioso ocorrido por volta de 07 de outubro de 2017, mas que só foi descoberto no dia 19 de outubro de 2017, pelo astrônomo Robert Weryk. 

Um objeto misterioso vindo da direção de Vega, estrela que está “apenas” 25 anos-luz de distância do planeta terra, e após orbitar o nosso sistema solar, simplesmente foi na direção contrária do universo e muito além dele, como se alguma coisa tivesse espantado ou a força gravitacional teria jogado o objeto para fora.

Tudo apontava para um asteroide ou meteorito, mas após estudos e avaliações de Avi Loeb, aquilo poderia ser um sinal de vida extraterrestre ou até mesmo um sinal/objeto enviado por outros seres para também tentar descobrir vida no universo além das que já conhecem. 

E por que não? Nós aqui na Terra não fazemos isso? Hoje, quase semanalmente, são lançados foguetes de vários países e principalmente dos Estados Unidos, para enviar satélites, fazerem testes, explorar vida em Marte e até mesmo explorar a Lua.

Se realmente há vida fora do nosso planeta, sem sombra de dúvida neste momento está havendo explorações pelas vidas extraterrestres, mas se estiverem tão distantes de nós, quando de fato descobrirmos ou extraterrestres nos descobrirem primeiro, o sinal enviado hoje pode chegar somente daqui há 2, 10, 20 anos. 

Mas em alguma momento isso vai acontecer, e eu acredito que está mais perto do que nunca, principalmente pela tecnologia que possuímos hoje.

Oumuamua

O Oumuamua era um objeto pequeno, tinha um formato incomum, fino e bem cumprido e estranhamente luminoso, tudo foi registrado através do telescópio Pan-STARRS, e as imagens estão ilustradas no livro, mais precisamente na página 61.

Avi Loeb menciona e deixa meio que em tom de crítica sobre a abordagem que os cientistas e físicos da astronomia abordam estes assuntos, não fazendo pesquisas profundas e falando apenas o que o sistema precisa ouvir, será que é para não deixarem as pessoas preocupadas?

Ou será que temos medo de descobrir vida fora da terra? Veja abaixo um trecho onde Loeb fala sobre isso:

Um fato é claro: se eliminarmos a probabilidade de encontrar objetos artificiais, como fizeram alguns cientistas no caso do Oumuamua; se organizarmos esforços intelectuais e financeiros para declarar que determinado objeto “não se trata de origem alienígena”, estamos garantindo que jamais encontraremos evidências de civilizações extraterrestres. 

Para avançar, devemos pensar fora da caixa e evitar preconceitos e expectativas baseados em experiências pregressas.”

Minha Opinião

Podemos encontrar vida mais inteligente que a nossa, ou podemos ser os mais inteligentes do universo, será que realmente estamos preparados para isso? Achar que não existe é fechar os olhos ao invisível. 

No filme de ficção cientifica “Independence Day”, é retratado justamente isso, e se você se interessa pelo tema, recomendo que assista, tem o filme 1 e o filme 2.

Acredito em vida extraterrestre, não acho que estamos sozinhos, e saber que existe um cientista com o mesmo pensamento, crítico, investigativo e sabe o que está fazendo, me faz acreditar que é questão de tempo para ser descoberta alguma evidência concreta, e Avi Loeb está em busca disso.

Considerações Finais

Então se você tem interessa pelo assunto, e deseja se aprofundar nas descobertas e análises de Avi Loeb, ou até mesmo se você não acredita mas tem interesse em saber quais são as lógicas utilizadas por trás disso, recomendo que leia este livro Extraterrestre, ele com certeza vai expandir sua visão sobre o universo e o mundo desconhecido.

Tempo que Levei para Ler o Livro Extraterrestre

Início: 01/06/2023

Término: 01/07/2023

30 dias

Palavras ou Termos Desconhecidos que Aprendi

As palavras foram pesquisadas de forma online através do site Dicio.

Palavras

  • Ortodoxa: rigoroso, quem segue estritamente as normas ou regras.
  • Plasma: parte líquida do sangue constituída pelo soro e pelo fibrinogênio.
  • Frenesi: excesso em uma paixão; arrebatamento: amar com frenesi.
  • Periélio: momento, instante, em que um astro se encontra, em sua órbita, mais próximo do Sol.
  • Íons: átomo carregado eletricamente ou conjunto de átomos que apresenta carga elétrica, podendo essa carga ser tanto positiva, quanto negativa.
  • Sidecar: compartimento adjunto a uma motocicleta e onde se transportava uma ou até duas pessoas.
  • Recalcitrância: ação ou efeito de recalcitrar (insistir ou teimar); recalcitração ou desobediência.
  • Escárnio: zombaria com o intuito de causar risos; caçoada.
  • Anômalo: característica de algo irregular ou fora do comum
  • Status Quo: O status quo está relacionado ao estado dos fatos, das situações e das coisas, independente do momento.
  • Secular: que se refere a século; que ocorre ou desenvolve-se de século em século: fenômeno secular.
  • Laico: característica do que ou daquele que não faz parte do clero; que não pertence a instituição ou ordem religiosa: empresa laica; escola laica; Estado laico.
  • Pregressa: que é antecedente, anterior; que ocorreu antes; precedente: época pregressa.

Termos

  • Telescópio Hubble: é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para luz visível e infravermelha. Foi lançado pela NASA, agência espacial estadunidense, em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.
  • Alpha Centauri: Alpha Centauri, também conhecida como Rigil Kentaurus, é o sistema estelar mais próximo do Sistema Solar, a uma distância de 4,37 anos-luz do Sol.
  • Nuvens Oort: A nuvem de Oort, também chamada de nuvem de Öpik-Oort, é uma nuvem esférica de planetesimais voláteis que se acredita localizar-se a cerca de 50 000 UA, ou quase um ano-luz, do Sol. Isso significa que ela está a aproximadamente um quarto da distância a Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.
  • Galáxia Andromeda: A galáxia de Andrômeda ou galáxia de Andrómeda é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda
  • Milkomeda: é um nome dado para colisão que vai ocorrer dentro de 2 mil milhões de anos, entre a Via Láctea com Andrômeda em uma nova galáxia, “Milkomeda”.
  • Afikomen: uma Matsá dividida, não entendi muito bem, me parece um pouco complexo.
  • Voyager: Voyager é um programa norte-americano de pesquisa espacial da NASA iniciado em 1977 com o lançamento de duas missões, a Voyager 1 e Voyager 2, com o objetivo inicial de estudar os planetas Júpiter e Saturno e suas respectivas luas
  • Eta Carinae: Eta Carinae é uma estrela da constelação da Quilha, ou “Carina”, em latim, que está a 7500 anos-luz da Terra. É visível no Hemisfério Sul, mas não no Hemisfério Norte. De tamanho muito grande, seu aspecto mais marcante é a variação de seu brilho em várias ordens de magnitude.

Veja este artigo sobre o livro: Comunicadores S.A – A História dos Maiores Apresentadores da TV Brasileira

Compartilhe este artigo
Rodinelli Freitas

Rodinelli Freitas

Analista de dados e finanças, com sede por conhecimento e em constante aprendizagem, para compartilhar e transmitir conteúdo relevante e de muita qualidade, contribuindo com o seu crescimento e evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *