O livro Comunicadores S.A – A História dos Maiores Apresentadores da TV Brasileira, foi um livro que gostei muito da leitura, estava muito ansioso para ler, a princípio acreditava que contava afundo a história dos apresentadores, mas foi mencionado somente os pontos fundamentais e importantes na carreira de cada um deles, pontos emocionantes e até curiosos, que mesmo assistindo diariamente os apresentadores na TV, dificilmente descobriríamos.
Quem é da minha época e até um pouco mais velho com certeza já viu, pois todo brasileiro ama assistir uma TV, e sem sombra de dúvidas você, seu pai, sua mãe ou até mesmo um familiar tem um desses apresentadores como preferidos, seja pelo programa ou até mesmo pela pessoa.
Acredito que seja mais pelo programa, e depois acaba se apegando na forma de como cada um leva o programa. Além do artigo referente a este livro, também haverá outros artigos sobre os livros que li na página do meu blog.
Como na própria capa do livro Comunicadores S.A demonstra, é sobre estes comunicadores onde é contada um pouco da história de cada um, como o Ratinho, Ana Maria Braga, Raul Gil, Luciano do Vale, Luciano Huck, Gugu, Faustão e Silvio Santos.
O ponto aqui é que cada um deles tem algo em comum, e o que todos tiveram, pelo menos com base na leitura deste livro, foi uma vida já estruturada, com apoio familiar, exceto o Ratinho, que começou debaixo e construiu grandes negócios.
E eu quero até abrir um parênteses aqui, dizendo que está tudo bem também começar sendo “rico”, pois são pessoas de respeito e admiração pelo sucesso que construíram. Muitas pessoas recebem heranças, muitas pessoas já nascem em “berço de ouro”, mas o que de fato define o que ela é, são as atitudes, a mentalidade, o que realmente estão fazendo com o que possuem.
Vejo muitas pessoas criticarem essas situações, mas a verdade é que não sabem aproveitar a oportunidade, e muita das vezes acaba perdendo boa parte ou todo patrimônio herdado, e em outros casos, não querem nem se esforçar para construir algo próprio ou até se aprimorar para tocar o negócio da família.
Ainda neste mesmo livro Comunicadores S.A, nos anexos, na parte final, contém contratos importantes feitos através do SBT (Silvio Santos) e algumas emissoras de televisões, e um dos mais interessantes e históricos é um entre SBT x Globo, de reserva e cessão de horários, assinados em maio de 1971. É um documento tão antigo e épico, que conseguimos ter acesso com detalhes e narrado pelo autor do livro Fernando Morgado.
Agora falando um pouco de cada um dos comunicadores, vou listar logo abaixo um fato curioso sobre cada um deles, do qual você não saberia e vai se surpreender, com certeza foram uma das, eu disse “uma das”, porque no livro escrito por Fernando Morgado, Comunicadores S.A, conta muito mais.
Ana Maria Braga
Hoje em dia não vemos a Ana sem o Louro José, e nem o Louro José sem a Ana, e este foi um dos fatos curiosos que me deixou surpreso. Em 1997 a Ana tinha um programa na TV Record, que passava logo após a sessão de desenhos, pela manhã. Porém, após a sessão, a audiência caia consideravelmente, e Ana gostaria que as crianças continuasses interagindo com o seu programa, mas como?
Foi então que surgiu a ideia de colocar um bicho, um boneco, para interagir e chamar a atenção da criançada. Ana Maria tinha um papagaio real que se chamava José, inclusive ele sabia assoviar o Hino Nacional do Brasil. Surgindo assim o tão famoso boneco papagaio Louro José, que até hoje interage com a Ana em seus programas, e tivemos a honra dela estar no livro Comunicadores S.A.
Fausto Silva
O famoso Faustão, atualmente, neste momento em que escrevo este blog, o Faustão é apresentador no canal da Band, onde tem um programa nas noites, de segunda a sexta.
O mais engraçado dessa história e pode até ser coincidência, é que Faustão iniciou como colunista esportivo no Estadão e da Jovem Pan, em seguida fez carreira na próprio emissora em que está hoje, na Band, antes de fazer o seu nome e sucesso nos domingos na Rede Globo, no programa tão conhecido por nós, o Domingão do Faustão.
Lá nos anos 80 quando estreou pela Band, Faustão começou a ter destaque e em 1988 foi sondado pela rede globo, assinou um contrato em julho/88, mas tinha um contrato com a Bandeirantes até dezembro/88.
Questionado se iria sair antes de finalizar o contrato com a Band, Faustão honrou até o seu término, e deixou bem claro que gostaria de sair pelas portas da frente e honrar com os compromissos feitos, pois ninguém sabe o dia de amanhã, e gostaria de manter as portas abertas.
E quem diria, 30 anos depois, Faustão foi contratado pela Bandeirantes novamente. Imagina só se ele não tivesse honrado o contrato anteriormente? É importante mantermos as portas sempre abertas.
Gugu
Além de produzir conteúdo para o público adulto, o apresentador também atingia muito o público infantil. Uma empresa fez uma pesquisa onde indicava que o Gugu era o artista favorito da criançada, com idades entre 8 e 10 anos.
A fase e música que me marcou muito foi a música do Pintinho Amarelinho, e se você lembra da música, certamente está cantando ai na sua mente, assim como eu também estou fazendo agora.
Para você ter ideia, o Gugu tinha o maior parque da América Latina, localizado dentro de um Shopping da Zonal Sul de São Paulo, o SP Market, e que inclusive, meus pais me levaram lá quando criança, era um parque fantástico, tenho boas recordações até hoje.
O parque tinham mais de 200 empregados e seus brinquedos eram importados da Alemanha, Itália e Japão. Hoje o parque não existe mais, virou parque da Xuxa e atualmente é o parque da Mônica.
Não era como antes, mas é tão bom quanto. Eu mesmo já tive a oportunidade de levar minha família lá, e super recomendo. Nós, adultos, nos divertimos mais do que as crianças.
Luciano do Valle
Foi um dos comunicadores que olhou para o esporte como ninguém outra pessoas estava olhando, via o futebol crescendo muito, mas ao mesmo tempo que crescia, as pessoas pouco se importavam com as outras modalidades, segundo a descrição no livro Comunicadores S.A.
Depois de muita insistência e garra, colocou uma das suas maiores conquistas em prática, pois ele foi o responsável por organizar o maior evento de vôlei do mundo, dentro do Estádio do Maracanã, é isso mesmo que você leu, uma partida de vôlei dentro do Maracanã, onde reuniu cerca de 95.887 (noventa e cinco mil, oitocentos e oitenta e sete pessoas presentes no evento).
Algo inimaginável, o sonho do comunicador e de outras pessoas se realizavam, foi uma partida disputada entre a seleção Brasileira e a União Soviética, a partida também foi transmitida nos Estados Unidos, pela rede ABC.
Luciano Huck
Tinha um programa de televisão na Bandeirantes chamado H, e começou a ter bastante destaque quando incluiu em seu programa uma moça vestida sensualmente com uma mascará preta e um chicote, apelidada de “Tiazinha”, a molecada adorava, e os rapazes também, pois era uma mulher bonita e sensual.
Fez tanto sucesso, que saiu de um cachê de mil reais para vinte mil reais mensais. Assinou com marca de lingerie e com um dos maiores contratos de sua carreira, a playboy.
Logo depois surgiu outra moça apelidada de “Feiticeira”, Huck estava tendo bastante destaque em seus programas e era responsável por essas revelações, algo que eu desconhecia complemente. Rapidamente alavancou sua carreira, assinando contrato com a Rede Globo, onde permanece até hoje.
Seus programas eram aos sábados, e depois entrou no lugar do Faustão, aos domingos.
Você também vai gostar de:
Ratinho
É um dos apresentadores que praticamente começou do zero, começou debaixo, veio da pobreza. O povo brasileiro se identifica com sua história, por isso ele tem um público muito grande das pessoas que passaram muito dificuldade na vida.
Ratinho diz que fala errado, mas o gesto dele o completa, e as vezes não é necessário falar nada, pois as pessoas entendem.
Uma das paixões do apresentador é o meio Rural, todo dinheiro que ia ganhando investia em fazendas, chegou a ter 19, conforme mencionado no livro.
Para você ter ideia, uma propriedade foi adquirida pelo apresentador por cerca de 9 milhões de reais, e dez anos depois, estava sendo avaliada em cerca de 50 milhões. Será que foi um bom investimento? Não precisa nem fazer muitos cálculos para dizer que sim, né?!
Apesar de ser considerado um dos apresentadores mais bem sucedidos do Brasil, Ratinho ainda permanece com suas essências, ele revelou que odeia ir em restaurantes bacanas.
Por mais que as pessoas o convidem achando que está agradando o apresentador, na verdade ele está cagando e andando, e a única coisa que mudou mesmo após ser rico, é que os gerentes de banco estão tratando o apresentador melhor. Fato né?!
Raul Gil
Talvez você não saiba, pois o Raul foi responsável por salvar a TV Record de fechar as portas. A emissora estava ruim das pernas, e mesmo assim Raul Gil aceitou fazer parte da equipe. Ganhou dia e horário para fazer suas apresentações, e tudo foi um sucesso.
Com apenas uma publicidade, o programa do Raul conseguiu salvar a emissora do que seria o seu fim, e o apresentador ainda menciona que a Record foi a emissora que mais onde foi feliz em toda sua carreira, acredito que pelas dificuldades e a forma com que enfrentou tudo, com certeza foi uma grande batalha vencida.
Alguns anos depois, após ter passado por outras emissoras, chegou ao SBT, e um fato curioso é que o apresentador bateu de frente com o Silvio Santos. Raul não estava satisfeito com algumas situações, e em conversa com Silvio, o dono do SBT falou que o apresentador estava reclamando muito, e Raul disse que Silvio poderia fazer o que achasse melhor, pois ele era o dono do SBT, se achasse que tinha que demiti-lo, poderia prosseguir.
E assim foi feito, mas alguns ano depois Raul voltou para o programa, e perguntado o que iria fazer se não tivesse sido contratado de volta, o apresentador mencionou que iria se aposentar, pois já tinha patrimônio suficiente para viver uma vida boa. E até hoje Raul segue firme e forte no SBT. “Vaaamos Aplaudiiii ir”
Silvio Santos
Sem dúvida esse é um dos apresentadores mais bem sucedido e conhecido da TV brasileiro, e talvez esteja entre os top 3 neste ranking. Mas antes de todo sucesso, o apresentador já passou por muitos “perrengues”.
O banco PanAmericano do qual tinha parte das ações, teve um rombo gigante de 4 bilhões, e se viu obrigado a vender sua parte para o BTG Pactual.
Passado algum tempo, Silvio fez demissões em massa no SBT, informou que o negócio havia perdido cerca de 400 milhões de reais nos últimos dois anos, e ainda mencionou que não recebeu a noticia com alegria dos seus diretores (pois ninguém gosta de demitir, não é mesmo?!) e se não tivesse sacrificado 100, 150 pessoas, seria obrigado fechar as portas e prejudicaria mais pessoas ainda.
No livro ainda é mencionado uma “treta” entre Silvio e Zé Celso, devido a um empreendimento no centro de São Paulo, e um dos fatos interessantes após ler este capítulo do livro, é que tem vídeo no Youtube dessa negociação entre Silvio e Zé Celso, e demonstra o nível de negociação do apresentador fora dos palcos.
Conclusão
Essas foram apenas algumas pontuações interessantes que decidi compartilhar aqui com vocês neste artigo.
Em suma, o livro Comunicadores S.A é uma obra essencial para todos os interessados no mundo da comunicação.
Ao explorar histórias inspiradoras de grandes comunicadores e fornecer valiosos insights sobre o universo da mídia, esse livro se torna uma ferramenta indispensável para quem deseja aprimorar suas habilidades de comunicação e conhecer a história dos maiores apresentadores brasileiros.
Não importa se você é um estudante buscando aprimorar suas habilidades de comunicação, um profissional em busca de crescimento na carreira ou apenas alguém curioso sobre os bastidores do mundo da mídia e dos apresentadores citados, “Comunicadores S.A.” é o guia definitivo para alcançar se aprimorar e conseguir sucesso neste âmbito.